domingo, 8 de abril de 2012

Fusos horários

A necessidade, cada vez maior, de o homem se comunicar e comercializar seu próprio Estado-Nação ou com outros lugares do mundo, deu origem ao desenvolvimento dos fusos horários da conferência de Washington em 1884, determinando o Meridiano de Greenwich como ponto zero. 


A Terra em seu movimento de rotação determina os dias e as noites, e, consequentemente, os fusos horários. Como seu movimento ocorre de Oeste para Leste, sempre, as terras a lesta são as primeiras a receber os raios solares de um novo dia.

Para compreender o fuso horário precisa-se distinguir hora local de hora legal


Hora local: a hora local oficial passa a ser acertada quando o Sol está diretamente acima do meridiano superior do local, pois aí o Sol estará ,arcando meio-dia. Então será meio dia para este local e todos que possuem o mesmo fuso horário e estejam sobre o mesmo meridiano. Assim, os outros locais que estivem situados sobre outros meridianos recebem horas diferentes.


Hora legal: é o tempo dentro de cada fuso horário, marcado de acordo com a posição do Sol médio, em relação ao meridiano central do fuso. Assim, todos os locais que estão dentro de um mesmo fuso guardam um mesmo tempo, que passa a ser denominado hora legal. Dessa forma, o tempo só muda quando se transita para um outro fuso horário e as mudanças sempre são de uma hora. 






PARÂMETRO TÉCNICO PARA A DIVISÃO DO GLOBO EM FUSOS HORÁRIOS


  • A esfera terrestre dá uma volta completa em torno de si mesma a cada 24h (movimento de rotação)
  • A esfera terrestre possui, em relação aos meridianos, 180º para o Oeste e 180º para Leste. Somando, teremos 360º que, dividido por 24 horas, resulta em 15º.
  • Portanto, a esfera terrestre foi dividida em 24 partes de 15º (ou 1 hora) e cada uma dessas partes recebe nome de fuso horário
  • Cada fuso horário equivale a 15 meridianos ou 15º ou 1 hora.

Como a Terra gira de Oeste para Leste
  • A Leste de Greenwich - as horas aumentam;
  • A Oeste de Greenwich - horas diminuem


Os fuso horários não são colocados em prática totalmente, pois se assim fossem cortariam pequenos países e até povoados ao meio e teria 2 horas de diferença, o que seria um grande inconveniente.
Para evitar esse problema, a maioria dos países do mundo adota os chamados fusos práticos, adaptando os fusos aos contornos de seus limites territoriais. Em alguns casos, vários países e regiões do mundo acabam unindo-se, com o objetivo de adotar um único fuso, ou um tempo médio, que seja fácil para a administração e o comércio em determinadas regiões do globo. 


LINHA INTERNACIONAL DE DATA (LID)

Existe uma linha imaginária situada a 180º de Meridiano de Greenwich que, quando a cruzamos, permanecemos no mesmo horário, mas mudamos de dia.
O antimeridiano de Greenwich ou Linha Internacional de Mudança de Data (LID) é o antimeridiano de Greenwich (0º) ou antípora. Estende-se ao lado oposto do planeta (180º), cruzando o Oceano Pacífico. A linha Internacional de Mudança de Data não coincide exatamente com o meridiano de 180º; ela sofre desvios para que não corte qualquer área habitada e cause problema administrativos. 
As datas mudam ao atravessar essa linha em qualquer sentido. Ao cruzar a LID de Leste para Oeste avança-se um dia (mais 24 horas); ao cruzar a LID de Oeste para Leste atrasa-se um dia (menos 24 horas)


HORÁRIO DE VERÃO

A fim de economizar energia elétrica, alguns países adotaram o Horário de verão, que consiste em adiantar os relógios em uma hora durante o verão nos lugares onde, messa estação, os dias são mais longos que a noite. No Brasil, o Horário de Verão é adotado apenas nos estados mais afastados da linha do Equador, como as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O Objetivo do Horário de Verão é a economia do consumo de energia através do melhor aproveitamento da luz do dia. Na prática, reduz a demanda em períodos considerados ''de pico'' (das 18 às 21h), quando o consumo é bem maior.